INFORMAÇÃO
Um compressor de suspensão a ar é uma parte crítica de um sistema de suspensão a ar e pode sofrer avarias por várias razões. Aqui estão algumas das causas mais comuns de avaria em um compressor de suspensão a ar:
Desgaste normal: Com o tempo e o uso contínuo, os componentes internos do compressor de ar podem desgastar-se naturalmente. Isso pode resultar em vazamentos de ar, perda de eficiência e eventual falha do compressor.
Acúmulo de sujeira e umidade: A entrada de sujeira, poeira e umidade no compressor de ar pode causar danos aos componentes internos, como as válvulas e os pistões. A umidade também pode levar à corrosão, o que pode ser prejudicial ao compressor.
Sobrecarga: Exigir que o compressor funcione continuamente em condições de carga máxima pode sobrecarregar o motor e os componentes internos, levando a danos.
Pressão excessiva: Operar o sistema de suspensão a ar com pressão excessiva pode colocar estresse adicional no compressor, causando desgaste prematuro e possíveis falhas.
Vazamentos no sistema: Vazamentos na tubulação ou nos componentes do sistema de suspensão a ar podem fazer com que o compressor trabalhe mais do que o necessário para manter a pressão adequada, o que pode levar a desgaste prematuro.
Falha elétrica: Problemas elétricos, como curtos-circuitos, podem afetar a capacidade do compressor de funcionar corretamente.
Uso inadequado: Operar o sistema de suspensão a ar de forma inadequada, como ajustar constantemente a altura da suspensão ou exceder as capacidades de carga, pode forçar o compressor e causar falhas.
Manutenção inadequada: A falta de manutenção regular, pode resultar em acúmulo de sujeira e desgaste prematuro no compressor.
Temperaturas extremas: Exposição a temperaturas extremamente altas ou baixas pode afetar o desempenho do compressor e reduzir sua vida útil.
Impactos físicos: Choques ou impactos físicos no compressor, como colisões, podem danificar seus componentes e causar avarias.
Para evitar avarias no compressor de suspensão a ar, é fundamental uma instalação correta de todo o sistema pneumático e é importante realizar a manutenção preventiva regular.
Quando o compressor de suspensão a ar é substituído, o relé correspondente deve ser obrigatoriamente substituído de acordo com o veículo correspondente. Se este não for substituído e tiver algum problema isso provocará avaria no compressor. Assim como o fusível, este também deverá ser verificado.
Se notar sinais de problemas, como ruídos incomuns, vazamentos de ar, perda de pressão ou mau funcionamento, é importante realizar uma inspeção e manutenção adequada o mais rápido possível para evitar danos adicionais e garantir a segurança e o desempenho do veículo.
AVISO
A instalação de um sistema de suspensão a ar em um veículo requer cuidados específicos para garantir a sua segurança e desempenho adequado. Aqui estão alguns cuidados a serem observados durante a instalação de um compressor de suspensão a ar:
- Lembre-se de que a instalação de um sistema de suspensão a ar é uma modificação significativa no seu veículo e pode afetar a sua dirigibilidade, conforto e segurança. Portanto, é essencial realizar a instalação com cuidado e se não tiver experiência em mecânica automóvel, é altamente recomendável procurar a ajuda de um profissional qualificado.
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Observação sobre a secagem do ar no compressor:
O sistema de suspensão a ar necessita de ar comprimido seco para que as peças eletrônicas e mecânicas do controle de nível não sejam danificadas pela umidade. Porém, para que a secagem do ar no compressor funcione, o sistema de ar comprimido também deve estar estanque. O compressor aspira o ar ambiente úmido, comprime-o e guia o ar comprimido através do secador no compressor para desumidificação.
A umidade no secador é removida quando o ar seco do sistema é soprado através do secador. É assim que o secador se regenera. No entanto, se houver um vazamento no sistema, cada vez mais ar úmido será alimentado pelo secador, mas nenhum ar seco será alimentado pelo secador, o que é necessário para desumidificá-lo. Isso significa que o secador está sobrecarregado e deixa passar ar úmido. O compressor, suas peças mecânicas e elementos eletrônicos também são danificados pela umidade. (Neste caso, câmara do pistão, válvulas de palheta no pistão, umidade e bolhas de água nas escovas do lado do motor)
Pode determinar por si mesmo no seu compressor se ele sofreu danos causados pela água ou não. Depois de desaparafusar alguns componentes de umidade, poeira (ferrugem) ou água ficarão visíveis. Se houver umidade, poeira e ferrugem no interior, o compressor sofrerá danos causados pela água.
- Gostaríamos de relembrá-lo de que deve sempre verificar todo o sistema de suspensão e garantir que o mesmo se encontra estanque no momento de instalação do compressor, ou de foles, sendo que qualquer fuga irá originar o mau funcionamento do sistema e sobrecarregar algumas das componentes do mesmo.
- Sempre que substitui o compressor da suspensão pneumática, é obrigatória a substituição do respetivo relé e verificação do fusível (indicação do fabricante).
Os nossos compressores não trazem o relé incluido e não os comercializamos. Por vezes, quando não são de origem costumam apresentar avarias por incompatibilidade.