Compressor de Suspensão a ar - Aspetos a ter em consideração

INFORMAÇÃO 

 

Um compressor de suspensão e ar é uma parte crítica de um sistema de suspensão a ar e pode sofrer avarias por várias razões. Aqui estão algumas das causas mais comuns de avaria em um compressor de suspensão a ar:


Desgaste normal: Com o tempo e o uso contínuo, os componentes internos do compressor de ar podem desgastar-se naturalmente. Isso pode resultar em vazamentos de ar, perda de eficiência e eventual falha do compressor.


Acúmulo de sujeira e umidade: A entrada de sujeira, poeira e umidade no compressor de ar pode causar danos aos componentes internos, como as válvulas e os pistões. A umidade também pode levar à corrosão, o que pode ser prejudicial ao compressor.


Sobrecarga: Exigir que o compressor funcione continuamente em condições de carga máxima pode sobrecarregar o motor e os componentes internos, levando a danos.


Pressão excessiva: Operar o sistema de suspensão a ar com pressão excessiva pode colocar estresse adicional no compressor, causando desgaste prematuro e possíveis falhas.


Vazamentos no sistema: Vazamentos na tubulação ou nos componentes do sistema de suspensão a ar podem fazer com que o compressor trabalhe mais do que o necessário para manter a pressão adequada, o que pode levar a desgaste prematuro.


Falha elétrica: Problemas elétricos, como curtos-circuitos, podem afetar a capacidade do compressor de funcionar corretamente.


Uso inadequado: Operar o sistema de suspensão a ar de forma inadequada, como ajustar constantemente a altura da suspensão ou exceder as capacidades de carga, pode forçar o compressor e causar falhas.


Manutenção inadequada: A falta de manutenção regular, pode resultar em acúmulo de sujeira e desgaste prematuro no compressor.


Temperaturas extremas: Exposição a temperaturas extremamente altas ou baixas pode afetar o desempenho do compressor e reduzir sua vida útil.


Impactos físicos: Choques ou impactos físicos no compressor, como colisões, podem danificar seus componentes e causar avarias.

 

Para evitar avarias no compressor de suspensão a  ar, é fundamental uma instalação correta de todo o sistema pneumático e é importante realizar a  manutenção preventiva regular.

Quando o compressor de suspensão a ar é substituído, o relé correspondente deve ser obrigatoriamente substituído de acordo com o veículo correspondente. Se este não for substituído e tiver algum problema isso provocará avaria no compressor. Assim como o fusível, este também deverá ser verificado.

Se notar sinais de problemas, como ruídos incomuns, vazamentos de ar, perda de pressão ou mau funcionamento, é importante realizar uma inspeção e manutenção adequada o mais rápido possível para evitar danos adicionais e garantir a segurança e o desempenho do veículo.

 


AVISO

 

A instalação de um sistema de suspensão a ar em um veículo requer cuidados específicos para garantir a sua segurança e desempenho adequado. Aqui estão alguns cuidados a serem observados durante a instalação de um compressor de suspensão a ar:

  • Escolha do kit adequado: Certifique-se de escolher um kit de suspensão a ar compatível com o seu veículo. Kits específicos para cada modelo de carro são recomendados, pois são projetados para se encaixar perfeitamente e minimizar modificações adicionais.
  • Profissional qualificado: A instalação de um sistema de suspensão a ar pode ser complexa e requer habilidades técnicas. É altamente recomendável que a instalação seja realizada por um profissional qualificado em uma oficina de confiança.
  • Verificação dos componentes: Antes de iniciar a instalação, verifique todos os componentes do kit para garantir que nada esteja danificado ou faltando. Isso inclui os amortecedores, as molas de ar, as válvulas, o compressor e todos os componentes relacionados.
  • Fixação segura: Certifique-se de que todos os componentes estejam firmemente fixados ao chassi do veículo. Os suportes, suportes de molas de ar e outros componentes de fixação devem ser instalados de forma segura.
  • Tubulação e conexões: Verifique todas as conexões de ar, tubulações e mangueiras para garantir que não haja vazamentos de ar. Use as ferramentas e os acessórios apropriados para garantir conexões seguras.
  • Ajustes e configurações: Após a instalação, é importante calibrar o sistema de acordo com as especificações do fabricante. Isso pode envolver ajustes na pressão do ar das molas, na altura da suspensão e em outros parâmetros.
  • Testes de condução: Após a instalação, faça testes de condução em diferentes tipos de terreno para garantir que a suspensão a ar funcione conforme o esperado. Verifique se não há ruídos estranhos, vibrações excessivas ou problemas de dirigibilidade.
  • Manutenção regular: Um sistema de suspensão a ar requer manutenção regular. Verifique regularmente as conexões de ar, os níveis de óleo do compressor e outras partes do sistema para garantir seu funcionamento adequado.

 

- Lembre-se de que a instalação de um sistema de suspensão a ar é uma modificação significativa no seu veículo e pode afetar a sua dirigibilidade, conforto e segurança. Portanto, é essencial realizar a instalação com cuidado e se não tiver experiência em mecânica automóvel, é altamente recomendável procurar a ajuda de um profissional qualificado.

 

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Observação sobre a secagem do ar no compressor:

O sistema de suspensão a ar necessita de ar comprimido seco para que as peças eletrônicas e mecânicas do controle de nível não sejam danificadas pela umidade. Porém, para que a secagem do ar no compressor funcione, o sistema de ar comprimido também deve estar estanque. O compressor aspira o ar ambiente úmido, comprime-o e guia o ar comprimido através do secador no compressor para desumidificação.

A umidade no secador é removida quando o ar seco do sistema é soprado através do secador. É assim que o secador se regenera. No entanto, se houver um vazamento no sistema, cada vez mais ar úmido será alimentado pelo secador, mas nenhum ar seco será alimentado pelo secador, o que é necessário para desumidificá-lo. Isso significa que o secador está sobrecarregado e deixa passar ar úmido. O compressor, suas peças mecânicas e elementos eletrônicos também são danificados pela umidade. (Neste caso, câmara do pistão, válvulas de palheta no pistão, umidade e bolhas de água nas escovas do lado do motor)

Pode determinar por si mesmo no seu compressor se ele sofreu danos causados ​​pela água ou não. Depois de desaparafusar alguns componentes de umidade, poeira (ferrugem) ou água ficarão visíveis. Se houver umidade, poeira e ferrugem no interior, o compressor sofrerá danos causados ​​pela água.

 

Tenha em consideração:

- Gostaríamos de relembrá-lo de que deve sempre verificar todo o sistema de suspensão e garantir que o mesmo se encontra estanque no momento de instalação do compressor, ou de foles, sendo que qualquer fuga irá originar o mau funcionamento do sistema e sobrecarregar algumas das componentes do mesmo.

- Sempre que substitui o compressor da suspensão pneumática, é obrigatória a substituição do respetivo relé e verificação do fusível (indicação do fabricante).

      • A troca do relé é obrigatória para efeitos de garantia.

        Os nossos compressores não trazem o relé incluido e não os comercializamos. Por vezes, quando não são de origem costumam apresentar avarias por incompatibilidade.

      • Aconselhamos sempre a comprar relé original.